Ter o próprio canal de comunicação é solução para falar com consumidores e imprensa

Ter o próprio canal de comunicação para falar com a imprensa é tendência

Com redações cada vez mais enxutas e veículos de comunicação fechando as portas, como o Jornal DCI que publicou sua última edição no dia 23/09/19, ter seu próprio canal de comunicação é uma boa saída para as empresas. O Hospital Albert Einstein, por exemplo, lançou no último dia 16 sua agência de notícias de saúde que irá disponibilizar oito matérias semanais para a imprensa brasileira. Serão reportagens, entrevistas, fotos e infográficos sobre saúde, ciência e bem-estar. Para ter acesso ao conteúdo basta que os veículos de comunicação façam um cadastro gratuito pelo site.

A novidade foi idealizada pela agência de relações públicas Jeffrey Group Brasil. Em matéria publicada pelo site Meio&Mensagem a diretora executiva da agência, Debora Pratali, explica que durante um ano trabalharam no desenvolvimento de um projeto editorial pensando em como as informações poderiam alcançar veículos de diversas regiões brasileiras, já que notícias sobre saúde ainda estão muito concentradas na imprensa do eixo Rio-São Paulo. E, mesmo nessas duas capitais, a cobertura aprofundada do noticiário especializado tem enfrentado obstáculos pela diminuição das redações.

Tendência

Já há alguns anos falo para meus clientes sobre a necessidade de ter seu próprio canal de comunicação que pode ser um blog ou até mesmo redes sociais devidamente atualizadas. Quando há produção de conteúdo inédito, especializado e útil, sua marca, empresa ou até mesmo um profissional liberal, chama a atenção não somente de seu público-alvo, mas também pode pautar a imprensa. Quando nos tornamos referência no assunto ou autoridade como se costuma falar atualmente, você será procurado espontaneamente por seu consumidor e, muitas vezes, pela mídia.

Mas isso não acontece da noite para o dia! É preciso periodicidade e consistência no conteúdo que é divulgado. Ah, e não adianta apenas falar bem da sua marca ou do seu produto. Ninguém gosta de autopropaganda. Antes de falar que você é o melhor em determinado assunto, é preciso demonstrar, provar. Como? Entregando conteúdo relevante, disponibilizando informações para quem está em busca de soluções para seus problemas. Os consumidores estão cada vez mais ativos na internet. Antes comprar algum produto ou serviço, de agendar uma consulta com um médico, ele busca informações e referências em sites de busca e nas redes sociais (já falei sobre isso nesse artigo recheado de dados sobre o primeiro semestre de 2019).

Caso de sucesso

Durante 8 anos atendemos uma grande empresa do setor de arquitetura e construção. No início foi difícil fazer a chefia entender da necessidade de ter um blog e estar presente nas redes sociais. Mas depois que os resultados começaram a aparecer como pedidos de orçamentos e dos fornecedores da empresa passar a usar as publicações do blog como clipping de imprensa, tivemos a comprovação de que a empresa tinha se transformado em autoridade na área na qual atuava. Um dos blogs recebia cerca de 40 mil acessos por mês, registrando audiência superior até mesmo a de muitos sites de jornais e portais jornalísticos.

Portanto, ter o próprio canal de comunicação é uma tendência e solução para falar com o público que deseja atingir. Mas para ser eficiente é preciso criar conteúdo exclusivo, consistente, relevante, útil! Esse é um dos melhores caminhos para se transformar em referência na área em que atua e até pautar a imprensa.

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